quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo: 458


Para a primeira postagem do Sorriso de Medeia, escolhi como tema a cidade onde nasci e na qual mais vivi até hoje, minha amada, idolatrada, salve, salve, São Paulo!  

Não se trata de seleção de hit parade ou  qualquer coisa que o valha. Quero apenas registrar um pouco da minha memória músico-sentimental da metrópole (adorei a aliteração!).  É claro que para qualquer paulistano que se preze a primeira canção sobre a cidade que se aprende  é Trem das Onze (Não posso ficar nem mais um minuto com você...), de Adoniran Barbosa. Também do mesmo autor são Tiro ao Álvaro (De tanto levar frechada do teu olhar...) e Samba  do Arnesto (O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás...)que acompanham qualquer roda de boa música. Porém, a canção pela qual tenho mais carinho é Lampião de Gás, de Zica Bergami, imortalizada na voz de Inezita Barroso. Aprendi a gostar dessa canção com minha avó Laura, que se emocionava toda vez que a ouvia. A canção é pura nostalgia de um tempo que minha avó havia vivido, recém-chegada do interior do estado. Foi por meio de Lampião de Gás que comecei a entender o amor que São Paulo gera nos corações e a lembrança que deixa nas mentes de quem nela vive.

Zica Bergami é autora de uma das mais belas canções brasileiras, a nostálgica 'Lampião de Gás' - Nilton Fukuda/AE
Zica Bergami (1913-2011), autora de Lampião de Gás

Inezita Barroso canta Lampião de Gás no programa Viola, Minha Viola, 
exibido pela TV Cultura em 7 de agosto de 2011.


Também marcante é Ronda, de Paulo Vanzolini, cantada por vários artistas de renome, inclusive a minha adorada Maria Bethânia. As primeiras vezes que ouvi Ronda, no entanto, foram pela belíssima voz de Márcia (o disco dela é de 1977). Vale registrar que Inezita Barroso já havia gravado a canção mais de duas décadas antes de Márcia (1953). Ronda sempre me fez pensar na melancolia dos que vagam pela cidade à procura de seu amor ou mesmo de um amor qualquer, efêmero ou duradouro, sem nem pensar na consequência (remota, é verdade...) anunciada na canção: "cena de sangue num bar da avenida São João". É deliciosamente deprê, dá para sentir a exaustão do eu lírico naquela procura incessante, pedindo para o superego que o faça desistir da inútil busca só pelo prazer de afirmar que continuará. 


Capa do disco Ronda, da cantora Marcia

Por fim, não poderia deixar de fora Sampa, de Caetano Veloso. É um hino à cidade, que emociona a cada regravação. Lembro-me de uma história engraçada envolvendo essa canção. Anos atrás, o SPTV fez uma série de reportagens sobre o aniversário da cidade, e o mote de uma das matérias era perguntar às pessoas na rua o que elas entendiam de versos da canção de Caetano. Um dos versos era "É que Narciso acha feio o que não é espelho". Algumas pessoas admitiram que não sabiam quem era o "tal" Narciso, outras tentaram interpretar, mas a mais engraçada foi a de uma senhora que virou para o repórter (ou a repórter, não me lembro) e devolveu a seguinte pergunta: "Que Narciso? O Narciso Meira?". Desnecessário dizer que a imagem, ao voltar para o estúdio, flagrou os dois apresentadores da bancada quase chorando de tanto rir. 

Os dois primeiros versos da segunda estrofe de Sampa dizem "Ainda não havia para mim Rita Lee / A tua mais completa tradução". E é verdade, Rita Lee está para São Paulo como Frank Sinatra para Nova York ou Edith Piaf para Paris. O repertório dela é paulistaníssimo mesmo quando não se refere diretamente à cidade. 

A canção conquista as novas gerações. 
Caetano Veloso cantando Sampa com Sandy. 

Para encerrar, não resisto em ser óbvio: FELIZ ANIVERSÁRIO, SÃO PAULO!!! E acrescento uns versos "emprestados" do Roupa Nova, para não deixar dúvidas do que sinto por você: 

Eu te amo e vou gritar
Pra todo mundo ouvir
Ter você é meu 
Desejo de viver
Sou menino e teu amor
É que me faz crescer
E me entrego, corpo e alma
Pra você... 




2 comentários:

NELSON RAMOS JUNIOR disse...

Fú, muito legal o post e gostei bastante do vídeo do Caetano com a Sandy e também da sua explicíta declaração de amor para nossa querida São Paulo.

idalia01 disse...

Parabens Fulvio adorei o seu blog !!