sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tennessee Williams no Carnaval de São Paulo

Voltará em cartaz nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, Alguns Blues do Tennessee, programa de três peças curtas do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983). 

Alguns Blues do Tennessee estreou em 2011, em comemoração aos 100 anos do nascimento de Williams. As peças que compõem esse programa são: O Quarto Escuro (The Dark Room, escrita ca. 1939), Verão no Lago (Summer at the Lake, escrita antes de 1939) e A Dama da Loção Antipiolho (The Lady of the Larkspur Lotion, escrita antes de 1942).


As informações abaixo não contém spoilers

O Quarto Escuro apresenta o embate entre a Sra. Pocciotti e a Srta. Morgan. Pocciotti é uma imigrante italiana radicada nos Estados Unidos e que administra o que restou de uma família esfacelada pela Depressão Econômica dos anos 1930. Seu marido está internado em um sanatório, ela não sabe o paradeiro de um dos filhos mais velhos, o outro afirma estar em Chicago. Além disso, ainda cuida de três filhos que moram com ela, dois rapazes e uma moça, Tina, que se trancafia no quarto escuro que dá título à peça. Morgan é a assistente social que visita Pocciotti a fim de entrevistá-la para verificar a possibilidade de que ela receba ajuda financeira do governo. Ao longo da conversa, porém, Pocciotti tenta se esquivar das perguntas. Aí entra a maestria de Williams na construção do diálogo que aos poucos revela o porquê das atitudes de Tina e de Pocciotti. 

Verão no Lago foi recentemente publicada no volume Mister Paradise e outras peças em um ato, com tradução de Rita Giovanna e Kadi Moreno, do Grupo TAPA. Nessa peça, o jovem Daniel Fenway se sente sufocado pela pressão recebida da mãe egoísta e do pai executivo, que deseja que o filho arranje um emprego e desista dos planos da universidade. Encurralado numa situação da qual não vê grandes chances de escapatória, Daniel se refugia no lago. Destaco uma frase da consciência de Daniel: "Paredes de tijolos e o concreto e as... escada de emergência pretas! É o que eu mais odeio - escadas de emergência! Será que eles acham que as pessoas que moram em apartamentos só precisam escapar de incêndios?" (Mister Paradise e outras peças em um ato, p. 136).

Foto de cena - Verão no Lago 

A Dama da Loção Antipiolho é, das três, a mais divertida - e nem por isso a menos ácida. Nela, a Sra. Hardwicke-Moore vive em uma pensão de terceira categoria no French Quarter (New Orleans), onde recebe homens profissionalmente. Para a Sra. Wire, a proprietária da pensão, porém, ela diz que descende de uma família rica e tradicional, e que possui terras no Brasil, cujos altos rendimentos lhe são enviados regularmente. Tudo mentira, menos para Hardwicke-Moore, que acredita em suas próprias fantasias, que divertem a proprietária até que a inquilina atrase o aluguel. No confronto entre as duas vem, entre outras tantas informações, a explicação para o título da peça. Para completar a cena, surge o Escritor, defendendo a inquilina. 

Leia a crítica de Beth Néspoli publicada no Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,blues-afinado-do-grupo-tapa,732449,0.htm

Nenhum comentário: