quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escada rolante, para que te quero?

Dia desses, no metrô Consolação, em um horário fora do rush, subi de escada rolante e cometi o imperdoável erro de ficar à esquerda. Distraído, não me lembrei que esse lado da escada é reservado para aqueles que, de tão apressados, precisam ainda subir andando ou correndo na escada rolante. Um rapaz, demonstrando imensa irritação, criticou-me quando juntos chegamos ao topo, próximo às catracas de saída. "Da próxima vez você fique à direita, porque você me atrapalhou muito!!!", disse ele, um pouco esbaforido por ter percorrido todo o trajeto ascendente pela escada comum. 

O rapaz estava correto: eu realmente atrapalhei a circulação e ele, que devia ter algum compromisso muitíssimo importante, teve que sofrer as agruras de subir a escada "a pé". Não lhe ocorreu, claro, pedir licença, afinal seria afronta ele pedir licença a alguém que estava usurpando-lhe um direito! Lembro-me que alguns segundos depois que pisei no primeiro degrau, olhei para trás para ver se vinha alguém. Ninguém. Continuei o restante do trajeto tranquilo. Imagino que ele deva ter chegado logo depois, visto lá de baixo que eu estava bloqueando a passagem e, com a fúria de um titã, resolvido subir na escada ao lado. 

Se a escada é rolante, é ela quem deveria rolar e o usuário apenas seria conduzido de baixo a alto e vice-versa, sem esforço. Mas há alguns anos existe uma placa nas escadas indicando que o lado esquerdo deve ser deixado livre para circulação. Nunca li nada a respeito, mas tenho certeza de que essa ideia do Metrô não visa somente a apaziguar a pressa dos usuários. Andar de metrô está cada vez pior, o número de linhas é insuficiente para o tamanho da cidade e nos horários de pico faz uma diferença enorme deixar a esquerda livre, pois isso permite que os usuários saiam das plataformas, e por conseguinte da estação, mais rapidamente.

Resumindo: juntou-se a pressa dos paulistanos com a má gestão para melhorar os serviços do Metrô. E o que vem acontecendo nas escadas rolantes é apenas o sintoma mais leve disso.

Deixe a esquerda livre ou alguém pode te xingar...


Nenhum comentário: